Apresentação
Preparamos este programa sugestivo para a “Semana da Biblioteca”, do dia 12 a 16 de março de 2007, com os objetivos de estimular a leitura, desenvolver a concentração e divulgar a extensão e importância da biblioteca como lugar agradável e próprio para adquirir conhecimento.
Serão realizadas diferentes atividades em cada dia da semana como, por exemplo, Caça-Palavras, Curiosidades, Palavras Cruzadas, filmes, concurso bíblico, musical, colagens, Hora do Conto, Jogos educativos.
As atividades serão interessantes e muito proveitosas!
Portanto não deixe a biblioteca da sua escola de fora.
Participe também!!!
Você poderá fazer sorteios de alguns brindes, para os que participarem durante toda a semana.
Sucessos!!!!
Profª Lusmar Araujo
Biblioteca
Longe de constituir mero depósito de livros, a biblioteca escolar é um centro ativo de aprendizagem. Nunca deve ser vista como mero apêndice das unidades escolares, mas como núcleo ligado ao pedagógico. A Bibliotecária trabalha com os educadores e não apenas para eles ou deles isolados. Integrada à comunidade escolar, a biblioteca proporcionará a seu publico leitor uma convivência harmoniosa com o mundo das idéias e da informação. Graça Maria Fragoso
As duas funções da Biblioteca:
a) Função educativa, ela representa um reforço à ação do aluno e do professor. Quanto ao primeiro, desenvolvendo habilidades de estudo independente, agindo como instrumento de auto-educação, motivando a uma busca do conhecimento, incrementando a leitura e ainda auxiliando na formação de hábitos e atitudes de manuseio, consulta e utilização do livro, da biblioteca e da informação. Quanto à atuação do educador e da instituição, a biblioteca complementa as informações básicas e oferece seus recursos e serviços à comunidade escolar de maneira a atender as necessidades do planejamento curricular.
b) Função cultural, a biblioteca de uma escola torna-se complemento da educação formal, ao oferecer múltiplas possibilidades de leitura e, com isso, levar os alunos a ampliar seus conhecimentos e suas idéias acerca do mundo. Pode contribuir para a formação de uma atitude positiva, frente à leitura e, em certa medida, participar das ações da comunidade escolar.
Objetivos da Biblioteca:
a) Cooperar com o currículo da escola no atendimento às necessidades dos alunos, dos professores e dos demais elementos da comunidade escolar;
b) Estimular e orientar a comunidade escolar em suas consultas e leituras, favorecendo o desenvolvimento da capacidade de selecionar e avaliar;
c) Incentivar os alunos a pensar de forma crítica, reflexiva, analítica e criadora, orientados por equipes inter-relacionadas (educadores + bibliotecários);
d) Proporcionar aos leitores materiais diversos e serviços bibliotecários adequados ao seu aperfeiçoamento e desenvolvimento individual e coletivo;
e) Promover a interação educador -bibliotecário- aluno, facilitando o processo ensino-aprendizagem;
f) Oferecer um mecanismo para a democratização da educação, permitindo o acesso de um maior número de crianças e jovens a materiais educativos e, através disso, dar oportunidade ao desenvolvimento de cada aluno a partir de suas atitudes individuais;
g) Contribuir para que o educador amplie sua percepção dos problemas educacionais, oferecendo-lhe informações que o ajudem a tomar decisões no sentido de solucioná-los., tendo como ponto de partida valores éticos e cidadãos.
Seja um Mediador!
De nada serviria uma bela biblioteca escolar, com espaço físico e acervo adequados às necessidades escolar se, para exercer as funções e cumprir seus objetivos, não estiver em seu comando um profissional consciente, com sensibilidade e habilitações básicas para manter esse espaço de cultura e informação bem ajeitado e atraente, onde a técnica é utilizada para produzir conhecimento.
Portanto, para atuar como bibliotecário escolar, o profissional deve ser essencialmente um leitor e ter, entre outras habilidades, competência para oferecer oportunidades, materiais e atividades específicas, visando despertar o interesse da comunidade escolar pela biblioteca.
Sua grande tarefa é tornar a biblioteca da escola um lugar agradável, dinâmico, onde prevaleça um clima de harmonia entre ele e o público, seja qual for a faixa etária ou a posição deste na hierarquia da escola.
Principais funções e atribuições que deveriam fazer parte do cotidiano do bibliotecário escolar:
a) Participar ativamente do processo educacional, planejando junto ao quadro pedagógico as atividades curriculares. E isso deve ser feito para todas as disciplinas, acompanhando o desenvolvimento do programa, colocando à disposição da comunidade escolar, materiais que complementem a informação transmitida em classe;
b) Fazer da biblioteca um local descontraído, de modo a que os leitores se sintam atraídos para ela;
c) Estimular os alunos, através de atividades simples, desde a educação infantil, a se envolverem com propostas leitoras;
d) Estimular os educadores a vivenciarem a biblioteca da escola como um espaço pedagógico de educação continuada;
e) Proporcionar informações básicas que permitam ao aluno formular juízos inteligentes na vida cotidiana;
f) Oferecer elementos que promovam a apreciação literária, a avaliação estética e ética, tanto quanto o conhecimento dos fatos;
g) Favorecer o contato entre alunos de idades diversas;
h) Proclamar uma biblioteca para leitores solidários e não para leituras solitárias.
Que a sua biblioteca seja o agente de transformação do ensino!
Programa da Semana da Biblioteca 12 a 16 de março de 2007
I. Educação Infantil ao 5º ano (4ª série)
* Dia 12/03 – Segunda – feira:
Atividades: Hora do Conto – De Jardim ao 5º ano(4ª série)
* Dia 13/03 – Terça – feira:
Atividades: Desenho e Pintura – (desenhe o céu ) – De Jardim ao 1º ano (alfa)
Concurso bíblico – Do 2º ano ao 5º ano(4ª série)
* Dia 14/03 – Quarta – feira:
Atividades: Jogos educativos – De Jardim ao 1º ano (alfa)
Passatempo nove nomes de frutas – 2º ano (1ª série)
A Turma do El – Diagrama onze nomes próprios – 3º ano (2ª série)
Advinhe – atividade em código – 4º ano ( 3ª série)
Caça-Palavras casadinhos ( masculino e feminino) – 5º ano (4ª série)
* Dia 15/03 – Quinta - feira
Atividades: Descobrindo talentos (música apresentada pelos alunos: instrumental ou cantada) – De jardim ao 5º ano (4ª série)
Professora lendo história na biblioteca – De Jardim ao 1º ano (alfa)
Caça-Palavras: Cores da bandeira (Pintar) – 2º ano (1ª série)
Escrita de palavras por meio de símbolos – 3º ano(2ª série)
Decifre o código – 4º ano (3ª série)
Cruzadinha musical – 5º ano (4ª série)
* Dia 16/03 – Sexta - feira
Atividade: Colagem do Barquinho – Jardim
Colagem do Peixinho - 1º ano (Alfa)
História ilustrada e Pintura – 2º ano (1ª série)
Cruzadinha (O que as crianças estão comendo?) – 3º ano (2ª série)
Caça – Palavras ( brinquedos preferidos) – 4º ano (3ª série)
Carta enigmática – 5º ano (4ª série)
II. Do 6º ano(5ª série) 9º ano (8ª série)
* Dia 12/03 – Segunda – feira:
Atividades: Concurso Bíblico – Do 6º ano ao 9º ano
* Dia 13/03 – Terça – feira:
Atividades: Provérbios – 6º ano (5ª série)
Caça – Palavras (Parábolas de Jesus) – 7º ano (6ª série)
Caça – Palavras Bíblico (Sacerdotes) – 8º ano (7ª série)
Cruzadinha (O Bom pastor) – 9º ano (8ª série)
* Dia 14/03 – Quarta – feira:
Atividades: Filme educativo ( a pesquisar) – Do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série)
* Dia 15/03 – Quinta - feira
Atividades: Descobrindo Talentos ( apresentação musical dos alunos: instrumental, vocal) – Do 6º ao 9º ano.
* Dia 16/03 – Sexta - feira
Atividade: Leitura Recreativa – Do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série)
II. Ensino Médio
* Dia 12/03 – Segunda – feira:
Atividades: Concurso Bíblico – Do 1º ao 3º ano do ensino médio
* Dia 13/03 – Terça – feira:
Atividades: Os Discípulos de Jesus – Do 1º ao 3º ano ensino médio
* Dia 14/03 – Quarta – feira:
Atividades: Parábola (O bom samaritano) – Do 1º ao 3º ano ensino médio
* Dia 15/03 – Quinta - feira
Atividades: Descobrindo Talentos ( apresentação musical dos alunos: instrumental, vocal) – Do 1º ao 3º ano ensino médio.
* Dia 16/03 – Sexta - feira
Atividade: Filme educativo ( a pesquisar)
Lusmar da Silva Duarte Araujo
Bibliotecária das Escolas Adventistas UEB/RJ
Bibliotecária das Escolas Adventistas UEB/RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário