quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Programa Sugestivo para o Dia Nacional do Livro Infantil e de Monteiro Lobato – 18 de abril

1. Cânticos
2. Oração
3. Palestra sobre a importância do livro
4. Apresentar e explicar um painel dividido em 3 partes com os dizeres:
- Ler por Prazer: livros de literatura em geral.
- Ler pra se informar: Revistas e Jornais
- Ler para aprender: Livros escolares (didáticos).



5. Decálogo do Livro ou cuidados com o livro.
6. Dramatização: Os tipos de Livros


Escolher 9 crianças da 4ª série para fazer esta apresentação. Cada aluno representará um livro e dirá o versinho decorado.Todos deverão estar vestidos e identificados com o livro representado.
1º livro:

Livro

Eu sou o livro!

Grande amigo das crianças e dos adultos.

Trago sempre novidades e alegria.

Sem ele você não pode estudar!

Já imaginou como seria o mundo se eu não existisse?


2º Livro de Português


Eu sou o Português

Uma língua bem complicada

Mas para descomplicar

Você tem que estudar

E na dúvida, o dicionário consultar.


3º Matemática


Eu sou a Matemática

Posso levar você a pensar

Vamos pense rápido

A turma de C. A tem 20 alunos

Vieram na aula 18 alunos

Quantos faltaram?


4º Gramática


Se você me consultar

Aprenderá corretamente escrever e falar.

Vamos lá?

* Escrevemos M antes de p e b e no final das palavras.

* Casa, asa, mesa, escreve com s com som de z.


5º História


Dentro de mim estão escritos

Acontecimentos importantes,

Batalhas heróicas e fatos marcantes.

Adivinhe se puder!

Quem foi o cara legal que livro o Brasil de Portugal?


6º Geografia


Eu quero protestar e deixar todos alarmados.

Jogo mapa pra lá, jogo mapa pra cá.

Quero ver qual o aluno que Brasil vai encontrar.


7º Ciências


Com paciência vou dividir as partes da planta e explicar.

Raiz, caule, folha, flor, fruto.

Se você me pesquisar, pode até um cientista virar!


9º Contos


Sou por muitos rejeitados.

Trago várias histórias de mocinho e cinderelas.

Mas fico num canto esquecido;

Solitário como um barco à vela.

Era uma vez .....


10º Bíblia

Eu quero protestar e alertar

Todos os cristãos para a palavra do Senhor.

Um dia você vai ler.

Mesmo sendo difícil de entender.

Eu lhes falo do amor e da palavra do Criador.


7. Fazer sorteio de brindes aos alunos : revistas, livros , etc


8. Dar um brinde surpresa aos participantes da dramatização.
9. Encerramento.

Convidar as crianças a fazerem uma visita à biblioteca da escola.


Pensamento:
Ler para se divertir...


Ler para se emocionar,


Ler para conhecer outros mundos possíveis...


Ler para aprender!


Se aprende ler, lendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário