segunda-feira, 11 de abril de 2011

Livros para uma vida

Dezoito educadores selecionaram 204 obras essenciais para serem lidas do Ensino Infantil ao Ensino Médio.


Conheça os livros acessando o site:



 

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Curiosidades! Você Sabia?

Alfabeto: 1650 a.C. - Fenícia (composto por 22 letras)

Ar Condicionado: 1914 - Willis Carrier, americano.

Automóvel a gasolina: 1863 - Siegfried Marcus, alemão.

Avião: 1906 - Alberto Santos Dumont, brasileiro (voa em París com seu 14 - Bis).

Cópia Xerox: 1930 - Chester Carlson, americano.

Fotografia: 1838 - J. Nicéphofo Niepce e Loius Daguerre, Franceses.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

12 de março – Dia do Bibliotecário!


O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março em homenagem à data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. O Decreto 84.631, de 09/04/1980, foi assinado pelo então presidente da República João Figueiredo. Manuel Bastos Tigre nasceu no dia 12 de março de 1882. Em 1906, depois de finalizar seu curso de Engenharia, foi fazer um aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos. Lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que o deixou interessado pela profissão. Aos 33 anos, Manuel foi trabalhar com biblioteconomia. Ficou em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1947, trabalhou na Biblioteca Nacional e depois assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.
Feliz Dia do Bibliotecário!!!

Semana da Biblioteca Escolar


Apresentação
Preparamos este programa sugestivo para a “Semana da Biblioteca”, do dia 12 a 16 de março de 2007, com os objetivos de estimular a leitura, desenvolver a concentração e divulgar a extensão e importância da biblioteca como lugar agradável e próprio para adquirir conhecimento.


Serão realizadas diferentes atividades em cada dia da semana como, por exemplo, Caça-Palavras, Curiosidades, Palavras Cruzadas, filmes, concurso bíblico, musical, colagens, Hora do Conto, Jogos educativos.
As atividades serão interessantes e muito proveitosas!

Portanto não deixe a biblioteca da sua escola de fora.
Participe também!!!

Você poderá fazer sorteios de alguns brindes, para os que participarem durante toda a semana.
Sucessos!!!!

Profª Lusmar Araujo

Biblioteca
Longe de constituir mero depósito de livros, a biblioteca escolar é um centro ativo de aprendizagem. Nunca deve ser vista como mero apêndice das unidades escolares, mas como núcleo ligado ao pedagógico. A Bibliotecária trabalha com os educadores e não apenas para eles ou deles isolados. Integrada à comunidade escolar, a biblioteca proporcionará a seu publico leitor uma convivência harmoniosa com o mundo das idéias e da informação. Graça Maria Fragoso


As duas funções da Biblioteca:

a) Função educativa, ela representa um reforço à ação do aluno e do professor. Quanto ao primeiro, desenvolvendo habilidades de estudo independente, agindo como instrumento de auto-educação, motivando a uma busca do conhecimento, incrementando a leitura e ainda auxiliando na formação de hábitos e atitudes de manuseio, consulta e utilização do livro, da biblioteca e da informação. Quanto à atuação do educador e da instituição, a biblioteca complementa as informações básicas e oferece seus recursos e serviços à comunidade escolar de maneira a atender as necessidades do planejamento curricular.


b) Função cultural, a biblioteca de uma escola torna-se complemento da educação formal, ao oferecer múltiplas possibilidades de leitura e, com isso, levar os alunos a ampliar seus conhecimentos e suas idéias acerca do mundo. Pode contribuir para a formação de uma atitude positiva, frente à leitura e, em certa medida, participar das ações da comunidade escolar.


Objetivos da Biblioteca:


a) Cooperar com o currículo da escola no atendimento às necessidades dos alunos, dos professores e dos demais elementos da comunidade escolar;


b) Estimular e orientar a comunidade escolar em suas consultas e leituras, favorecendo o desenvolvimento da capacidade de selecionar e avaliar;


c) Incentivar os alunos a pensar de forma crítica, reflexiva, analítica e criadora, orientados por equipes inter-relacionadas (educadores + bibliotecários);

d) Proporcionar aos leitores materiais diversos e serviços bibliotecários adequados ao seu aperfeiçoamento e desenvolvimento individual e coletivo;


e) Promover a interação educador -bibliotecário- aluno, facilitando o processo ensino-aprendizagem;


f) Oferecer um mecanismo para a democratização da educação, permitindo o acesso de um maior número de crianças e jovens a materiais educativos e, através disso, dar oportunidade ao desenvolvimento de cada aluno a partir de suas atitudes individuais;


g) Contribuir para que o educador amplie sua percepção dos problemas educacionais, oferecendo-lhe informações que o ajudem a tomar decisões no sentido de solucioná-los., tendo como ponto de partida valores éticos e cidadãos.

Seja um Mediador!

De nada serviria uma bela biblioteca escolar, com espaço físico e acervo adequados às necessidades escolar se, para exercer as funções e cumprir seus objetivos, não estiver em seu comando um profissional consciente, com sensibilidade e habilitações básicas para manter esse espaço de cultura e informação bem ajeitado e atraente, onde a técnica é utilizada para produzir conhecimento.

Portanto, para atuar como bibliotecário escolar, o profissional deve ser essencialmente um leitor e ter, entre outras habilidades, competência para oferecer oportunidades, materiais e atividades específicas, visando despertar o interesse da comunidade escolar pela biblioteca.

Sua grande tarefa é tornar a biblioteca da escola um lugar agradável, dinâmico, onde prevaleça um clima de harmonia entre ele e o público, seja qual for a faixa etária ou a posição deste na hierarquia da escola.


Principais funções e atribuições que deveriam fazer parte do cotidiano do bibliotecário escolar:

a) Participar ativamente do processo educacional, planejando junto ao quadro pedagógico as atividades curriculares. E isso deve ser feito para todas as disciplinas, acompanhando o desenvolvimento do programa, colocando à disposição da comunidade escolar, materiais que complementem a informação transmitida em classe;
b) Fazer da biblioteca um local descontraído, de modo a que os leitores se sintam atraídos para ela;
c) Estimular os alunos, através de atividades simples, desde a educação infantil, a se envolverem com propostas leitoras;
d) Estimular os educadores a vivenciarem a biblioteca da escola como um espaço pedagógico de educação continuada;
e) Proporcionar informações básicas que permitam ao aluno formular juízos inteligentes na vida cotidiana;
f) Oferecer elementos que promovam a apreciação literária, a avaliação estética e ética, tanto quanto o conhecimento dos fatos;
g) Favorecer o contato entre alunos de idades diversas;
h) Proclamar uma biblioteca para leitores solidários e não para leituras solitárias.

Que a sua biblioteca seja o agente de transformação do ensino!


Programa da Semana da Biblioteca 12 a 16 de março de 2007


I. Educação Infantil ao 5º ano (4ª série)

* Dia 12/03 – Segunda – feira:

Atividades: Hora do Conto – De Jardim ao 5º ano(4ª série)


* Dia 13/03 – Terça – feira:

Atividades: Desenho e Pintura – (desenhe o céu ) – De Jardim ao 1º ano (alfa)

Concurso bíblico – Do 2º ano ao 5º ano(4ª série)


* Dia 14/03 – Quarta – feira:

Atividades: Jogos educativos – De Jardim ao 1º ano (alfa)

Passatempo nove nomes de frutas – 2º ano (1ª série)

A Turma do El – Diagrama onze nomes próprios – 3º ano (2ª série)

Advinhe – atividade em código – 4º ano ( 3ª série)

Caça-Palavras casadinhos ( masculino e feminino) – 5º ano (4ª série)


* Dia 15/03 – Quinta - feira

Atividades: Descobrindo talentos (música apresentada pelos alunos: instrumental ou cantada) – De jardim ao 5º ano (4ª série)

Professora lendo história na biblioteca – De Jardim ao 1º ano (alfa)

Caça-Palavras: Cores da bandeira (Pintar) – 2º ano (1ª série)

Escrita de palavras por meio de símbolos – 3º ano(2ª série)

Decifre o código – 4º ano (3ª série)

Cruzadinha musical – 5º ano (4ª série)


* Dia 16/03 – Sexta - feira

Atividade: Colagem do Barquinho – Jardim

Colagem do Peixinho - 1º ano (Alfa)

História ilustrada e Pintura – 2º ano (1ª série)

Cruzadinha (O que as crianças estão comendo?) – 3º ano (2ª série)

Caça – Palavras ( brinquedos preferidos) – 4º ano (3ª série)

Carta enigmática – 5º ano (4ª série)


II. Do 6º ano(5ª série) 9º ano (8ª série)



* Dia 12/03 – Segunda – feira:

Atividades: Concurso Bíblico – Do 6º ano ao 9º ano


* Dia 13/03 – Terça – feira:

Atividades: Provérbios – 6º ano (5ª série)

Caça – Palavras (Parábolas de Jesus) – 7º ano (6ª série)

Caça – Palavras Bíblico (Sacerdotes) – 8º ano (7ª série)

Cruzadinha (O Bom pastor) – 9º ano (8ª série)


* Dia 14/03 – Quarta – feira:

Atividades: Filme educativo ( a pesquisar) – Do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série)


* Dia 15/03 – Quinta - feira

Atividades: Descobrindo Talentos ( apresentação musical dos alunos: instrumental, vocal) – Do 6º ao 9º ano.


* Dia 16/03 – Sexta - feira

Atividade: Leitura Recreativa – Do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série)


II. Ensino Médio


* Dia 12/03 – Segunda – feira:

Atividades: Concurso Bíblico – Do 1º ao 3º ano do ensino médio


* Dia 13/03 – Terça – feira:

Atividades: Os Discípulos de Jesus – Do 1º ao 3º ano ensino médio


* Dia 14/03 – Quarta – feira:

Atividades: Parábola (O bom samaritano) – Do 1º ao 3º ano ensino médio


* Dia 15/03 – Quinta - feira

Atividades: Descobrindo Talentos ( apresentação musical dos alunos: instrumental, vocal) – Do 1º ao 3º ano ensino médio.
* Dia 16/03 – Sexta - feira

Atividade: Filme educativo ( a pesquisar)
Lusmar da Silva Duarte Araujo
Bibliotecária das Escolas Adventistas UEB/RJ

Programa Sugestivo para o Dia Nacional do Livro Infantil e de Monteiro Lobato – 18 de abril

1. Cânticos
2. Oração
3. Palestra sobre a importância do livro
4. Apresentar e explicar um painel dividido em 3 partes com os dizeres:
- Ler por Prazer: livros de literatura em geral.
- Ler pra se informar: Revistas e Jornais
- Ler para aprender: Livros escolares (didáticos).



5. Decálogo do Livro ou cuidados com o livro.
6. Dramatização: Os tipos de Livros


Escolher 9 crianças da 4ª série para fazer esta apresentação. Cada aluno representará um livro e dirá o versinho decorado.Todos deverão estar vestidos e identificados com o livro representado.
1º livro:

Livro

Eu sou o livro!

Grande amigo das crianças e dos adultos.

Trago sempre novidades e alegria.

Sem ele você não pode estudar!

Já imaginou como seria o mundo se eu não existisse?


2º Livro de Português


Eu sou o Português

Uma língua bem complicada

Mas para descomplicar

Você tem que estudar

E na dúvida, o dicionário consultar.


3º Matemática


Eu sou a Matemática

Posso levar você a pensar

Vamos pense rápido

A turma de C. A tem 20 alunos

Vieram na aula 18 alunos

Quantos faltaram?


4º Gramática


Se você me consultar

Aprenderá corretamente escrever e falar.

Vamos lá?

* Escrevemos M antes de p e b e no final das palavras.

* Casa, asa, mesa, escreve com s com som de z.


5º História


Dentro de mim estão escritos

Acontecimentos importantes,

Batalhas heróicas e fatos marcantes.

Adivinhe se puder!

Quem foi o cara legal que livro o Brasil de Portugal?


6º Geografia


Eu quero protestar e deixar todos alarmados.

Jogo mapa pra lá, jogo mapa pra cá.

Quero ver qual o aluno que Brasil vai encontrar.


7º Ciências


Com paciência vou dividir as partes da planta e explicar.

Raiz, caule, folha, flor, fruto.

Se você me pesquisar, pode até um cientista virar!


9º Contos


Sou por muitos rejeitados.

Trago várias histórias de mocinho e cinderelas.

Mas fico num canto esquecido;

Solitário como um barco à vela.

Era uma vez .....


10º Bíblia

Eu quero protestar e alertar

Todos os cristãos para a palavra do Senhor.

Um dia você vai ler.

Mesmo sendo difícil de entender.

Eu lhes falo do amor e da palavra do Criador.


7. Fazer sorteio de brindes aos alunos : revistas, livros , etc


8. Dar um brinde surpresa aos participantes da dramatização.
9. Encerramento.

Convidar as crianças a fazerem uma visita à biblioteca da escola.


Pensamento:
Ler para se divertir...


Ler para se emocionar,


Ler para conhecer outros mundos possíveis...


Ler para aprender!


Se aprende ler, lendo!